O 5º encontro de formação do Gestar em Língua Portuguesa ocorreu na Escola Avani Rosa no dia 26 de abril, no período noturno, às 19h. O encontro iniciou-se com a leitura da mensagem: A melhor e a pior comida do mundo, enfatizando a importância de sabermos usarmos as palavras no nosso dia a dia.
Novamente refiz uma revisão de tudo o que já vimos no decorrer dos encontros do Gestar, enfatizando aspectos considerados essenciais à prática cotidiana dos professores de Língua Portuguesa.
Iniciamos a oficina prevista para o encontro que partia do texto: “A pesca”. A partir da leitura do texto, as cursistas foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável para construir um texto dentro de uma das possibilidades já estudadas dentro das prosas: Narrativa, Descritiva, Injuntiva, Dissertativa Argumentativa e Dissertativa Expositiva.
Após a construção dos textos, cada grupo enfatizou a sua produção e as características da prosa utilizada. À medida que os grupos apresentavam os textos elaborados, comentávamos sobre as diversas possibilidades de construção de conhecimento gramatical, a partir dos textos construídos, trabalhando a tão famosa gramática contextualizada.
Para encerramos o encontro, foi dada abertura para que os cursistas relatassem alguma atividade desenvolvida junto com os seus alunos que considerou bem relevante, partindo do que já aprendeu no Gestar.
Encerramos o encontro com bastante sucesso. O que considerei não tão oportuno foi a falta da grande maioria das cursistas, que por vários motivos: saúde, trabalhos, família, não puderam comparecer ao encontro, apesar de terem justificado a sua falta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário